segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Viver em Santidade

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”Colossenses 3, 1-3


No mundo de hoje muitos cristãos esquecem-se de buscar as coisas do alto. Entretanto, será que eles não buscam por não saberem o que buscar e onde buscar? Pois o mundo te oferece muitos caminhos, mas cabe a cada um de nós decidir o que nos convém (I Coríntios 6,12). E essa confusão acontece principalmente com os jovens, porque são mais fáceis de manipular. O inimigo de Deus está nos querendo do seu lado, pois somos fortes quando juntos. A pena que em grande parte das vezes não sabemos usar essa força para exaltar o nome de Jesus.


Diz o CIC no parágrafo 2545: “Todos os fiéis de Cristo ‘devem dirigir retamente seus afetos para que, por causa do uso das coisas mundanas, por causa do apega às riquezas contra o espírito da pobreza evangélica, não sejam impedidos de tender à perfeição da caridade’692.” E ainda em uma de suas cartas a Timóteo, Paulo continua nos exortando que como somos jovens ninguém tem o direito de nos desprezar, mas pelo contrário, temos que ser modelo para os outros que conosco convivem, modelo em tudo, desde o modo de falar e de viver até na caridade, fé e castidade (I Timóteo 4,12).


Há um tempo em um encontro de jovens uma pessoa disse que não devemos ingerir bebida alcóolica, mas não tem problema só um pouquinho, ou de vez em quando. Mas qual foi o santo que durante sua vida não viveu a radicalidade? Qual que era só 90% de Cristo? Deus nos exige a radicalidade, e ainda usa Paulo para nos falar que não devemos afeiçoai-nos nas coisas da terra, e sim nas lá de cima (Colossenses 3,2). E, portanto, porque criar ídolos mundanos se nós temos algo muito maior para lá em cima? A verdadeira felicidade está em Cristo. “O desejo da felicidade verdadeira liberta o homem do apego imoderado aos bens deste mundo, (felicidade) que se realizará na visão e na bem-aventurança de Deus. ‘A promessa de ver a Deus ultrapassa todas as bem-aventuranças. Na escritura, ver é possuir. Aquele que vê a Deus obteve todos os bens que podemos imaginar. ’697” (CIC 2548).


A partir disso pode-se perceber que o segredo de esquecer o que não nos convém está em ter o desejo dessa felicidade. Pois quando a sentimos não tem como largar. O amor de Deus é muito grande, e é acreditando nesse amor, se alimentado da Eucaristia, e clamando pela Efusão do Espírito Santo todos os dias que conseguiremos chegar ao céu. Lá é nosso lugar. E quando nos queixarmos de que nenhum setor na Igreja está promovendo eventos cristãos vamos nós mesmos promover, sempre na obediência. Devemos ser os próximos santos da Igreja, prosseguirmos decididamente e sempre em vigília. Lembrem-se: Sentinelas devem estar sempre às disposições do Senhor, por todo o tempo estar de pé e não desistir da missão. “E a sentinela responde: A manha chega, igualmente à noite. Se quereis sabê-lo, voltai a interrogar.” (Isaías 21,12). Então, persista jovem.


Vamos orar então, Senhor Deus, eu quero me comprometer cada vez mais contigo, e te digo Senhor que aonde me mandar eu irei, pois seu amor é tão imenso que não pode ficar oculto, como uma sentinela da manhã cuja missão é anunciar para todo o mundo o teu Evangelho que salva e liberta, e também levar todos a reconhecer seu Senhorio.


Por:

Bruno Smarsaro Bazelato
GO Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome ;)

VISITAS